A Região

Região Oeste


O Concelho do Bombarral

O Concelho de Bombarral tem como limite geográfico a norte o concelho de Óbidos, a este o concelho de Caldas da Rainha, a sudeste e sul o concelho de Cadaval e a sudoeste o concelho da Lourinhã, com que confina também a Oeste. Tem tradicionalmente um forte pendor agrícola, reflectindo-se essa característica no seu "modus vivendi" e no significativo valor de efectivos de trabalho, absorvidos pelo sector primário, com valores residuais de desemprego. Aparece-nos com naturalidade a vocação para o turismo rural, com especial incidência na Rota da Vinha e do Vinho. Destacam-se duas quintas: Loridos (casa senhorial do sec. XVI) e Cerejeiras.

Para os amantes do desporto automóvel, ou que simplesmente gostem de novas experiências, é de destacar o KIRO-Kartódromo Internacional do Oeste. Implantado numa área total de 8 Hectares, oferece aos seus utentes uma pista com 1.203 metros de perímetro e de oito a dez de largura, com 15 variantes diferentes.

Historicamente o concelho tem vestígios arqueológicos valiosos (grutas do paleolítico, e um castro) ainda não totalmente explorados, mas que atestam de modo evidente a ocupação deste espaço desde tempos muito remotos.

É no carvalhal que se encontra a construção mais antiga do concelho. Doada por D. Diniz a um fidalgo aragonês, a Torre Medieval é classificada de interesse público.


Mais zonas de interesse:

Alcobaça
Alcobaça encerra testemunhos de ocupações humanas de épocas bem remotas. Dos abundantes vestígios paleolíticos de Castanheira e Montes às numerosas ocupações dos primeiros agricultores pastores que ocuparam as grutas do Carvalhal de Aljubarrota, não faltam provas da presença dos primeiros homens nesta região. As grutas de Carvalhal de Aljubarrota (Cabeço da Ministra e Calatras), ocupadas para enterramentos ou como locais de ocupação temporária, são alguns exemplos. (ver mais)

 

Alenquer
Alenquer foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1148 tendo sido por ele reedificada. D. Sancho I construiu um palácio nesta vila doada a D. Sancha sua filha que lhe concedeu o primeiro foral. Mais tarde, Alenquer teve novas cartas de foral, dadas por D. Dinis em 1302 e por D. Manuel em 1510.
Alenquer é reconhecida como Vila Presépio, devido à realização anual desde há cerca de trinta anos de um presépio em tamanho gigante numa das encostas que formam o vale do centro da vila. (ver mais)

 

Arruda dos Vinhos
O concelho de Arruda dos Vinhos situa-se a 36 Km a norte de Lisboa, entre os concelhos de Sobral de Monte Agraço, arruda, Vila Franca de Xira, Loures e Mafra. A área é de 77 Km2 distribuídos por quatro freguesias. Arranhó, Arruda dos Vinhos, Cardosas e São Tiago dos Velhos. A sua população ronda actualmente os onze mil habitantes. (ver mais)

 

Cadaval
"Não há gelo para no verão refrescar as bebidas e a neve, que tem de ser trazida de uma distância de setenta léguas, é rara e caríssima. Usam-se, porém, umas pequenas e delicadas infusas feitas de barro, muito abundante em Portugal, nas quais, postas ao relento, a água refresca maravilhosamente"
Foi nestes termos que um estrangeiro, nos princípios do séc. XVIII, registou a dificuldade em obter gelo durante os meses de estio em Lisboa.  (ver mais)

 

Caldas da Rainha
Caldas da Rainha é uma cidade Termal, fundada nos finais do século XV pela Rainha D. Leonor, esposa do Rei D. João II. De facto, o termalismo, razão da existência desta cidade, é sem dúvida, um dos grandes atractivos turísticos, pontificando aí o hospital termal. Oferece ainda propostas diversificadas, desde o típico mercado diário da fruta, passando por um património museológico (..) (ver mais)

 

Lourinhã
Concelho litoral da região Oeste, dista de Lisboa cerca de 63 Kms, com cerca de 18 Kms de orla costeira, paisagens deslumbrantes distribuidas pelo campo e pela praia, num subtil equilíbrio de cores e formas, onde se localizam excelentes miradouros. Belas praias e baías inexploradas que convidam à prática dos mais variados desportos náuticos, pesca desportiva, caça-submarina, fotografia sub-aquática, windsurf, etc.  (ver mais)

 

Nazaré
Praia da Nazaré é de ocupação humana relativamente recente. As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré datam de 1643, no entanto, só no início de oitocentos a população se começou a fixar no areal. (ver mais)

 

Óbidos
"Restabeleçam sobre os alicerces que ainda existem alguns dos velhos edifícios arrasados pelo terramoto de 1755; suprimam não mais de uma dúzia de construções deste século; dêem ao que fica a ligeira restauração cenográfica de alguns detalhes arquitectónicos; e, sem tocarem na disposição geral das ruas e no agrupamento das casas, aqui têm Óbidos, fielmente e integralmente ressuscitado, um velho burgo português de há trezentos anos". (ver mais)

 

Peniche
A sua origem perde-se na noite dos tempos. Sabe-se ter sido em tempos remotos Peniche uma ilha, sem a língua de areia que a liga ao Continente e aí teria acorrido, fugindo à retaliação das hostes de Júlio César e aproveitando o escarposo e inacessível recorte, um punhado de lusitanos que teriam resistido e fundado a povoação. (ver mais)

 

  Sobral de Monte Agraço
O documento mais antigo conhecido é datado de Outubro de 1186 e através dele D. Sancho I doou o "Reguengo de Soveral" ao Bispo D. Paio da Sé de Évora e aos seus sucessores. 
Estava-se em pleno período da reconquista cristã. Tornava-se necessário povoar as terras de modo a não permitir uma nova invasão de mouros. (ver mais)

 

Torres Vedras
As origens de Torres Vedras esfumam-se perdidas no tempo. Terá sido no Castro calcolítico do Zambujal que surgiu a primeira estrutura civilizada do território nacional. Também os romanos elegeram os vales férteis de Torres Vedras para a instalação de numerosas casas de campo, tendo iniciado o cultivo da vinha.
Porém, só após a reconquista cristã Torres Vedras tem a sua afirmação histórica. A criação do concelho remontará ao reinado de D. Afonso Henriques, embora o primeiro foral date de 1250, atribuído por D. Afonso III, reformado posteriormente por D. Manuel, em 1510. (ver mais)

 

 



Fonte: Região Turismo do Oeste

 
Sinta a Natureza
destaque quarto romantico