Percursos Pedestres
Ao redor da vila do Bombarral a diversidade natural e paisagística e a riqueza patrimonial são de tal forma ricas que permitem diversos percursos pedestres, numa infinidade de propostas e surpresas.
Passeio 1: A Vila do Bombarral
Do Mestre de Avis à República
Começamos por visitar as ruas do centro, onde se localizam muitos monumentos e património. A seguir continuamos por bairros periféricos, para termos assim uma visão, com objetividade e abrangência da vila.
Passeio 2: Sanguinhal
O Vinho
Da Quinta das Cerejeiras à Quinta do Sanguinhal, o passeio presta homenagem ao vinho, fundamental na identidade deste Concelho.
Passeio 3: Quinta dos Loridos e A-dos-Ruivos
O Lado Oriental do Concelho
Este passeio, proporcionar-lhe-á uma «visita guiada» do BuddhaEden, espetacular jardim oriental instalado na mata de sobreiros da Quinta dos Loridos.
Passeio 4: Carvalhal
A Fé
De Nossa Senhora do Socorro até o santuário do Senhor Jesus, o passeio incide principalmente nos sinais da Fé, numa freguesia que parece ter predisposição para ela.
Passeio 5: Delgada / S. Mamede
À procura da antiga mata
O passeio da Delgada corresponde já a uma razoável caminhada.
O percurso atravessa três pequenas zonas de mata; as visitas a monumentos são reduzidas ao mínimo.
Passeio 6: Roliça
A batalha
O passeio sai da Roliça e volta ao mesmo local. Passa pelos lugares em que se deu a batalha de 1808, visitando elementos significativos do património histórico e natural da Freguesia.
Passeio 7: Mon Barral
No berço do Concelho
Este passeio desenvolve-se nas suaves elevações a Noroeste de Bombarral, terras que foram as primeiras a serem valorizadas pelos monges de Alcobaça e seus rendeiros nos séculos que seguiram a Reconquista. Esta área, que na altura pertencia à Quinta da Granja, era chamada «Mon Barral» (Mons Barralis).
Percursos identificados por François González de Quijano, constantes no livro da autoria intitulado "Bombarral a Pé". Informações detalhadas sobre estes percursos podem ser encontradas no site da Câmara Municipal do Bombarral.